Noisey entrevista Deryck:

Quando as fotos de celular de um fisicamente acamado Deryck Whibley surgiram na Internet na última primavera, foi chocante. Em 15 de abril, o frontman do Sum 41 caiu em sua cozinha com uma bebida na mão. Sua noiva, modelo, Ariana Cooper, levou-o às pressas para um hospital, onde os médicos disseram que o fígado e os rins de Whibley entraram em um colapso devido ao abuso de álcool. Era como se todos os seus anos de bebedeiras e turnês infinitas tinham finalmente pego ele.

Desde o primeiro lançamento do Sum 41, p álbum de estúdio, All Killer No Filler em 2001, os adolescentes, menores de idade, começaram suas noitadas para complementar a sua imagem de skate-park arruaceiros com uma apreciação de metal. Whibley bebia shots de licor em seus shows sem parar por mais de uma década, envelhecendo com uma garrafa na mão: “Festejando como pedia a regra, isso é tudo o que você sabe e você não vê nenhuma maneira de contornar isso,” ele diz para a Noisey por telefone de sua casa em Los Angeles. Só em 2001, Sum 41 tocou mais de 300 shows que lançou-os para o mercado global. O Sum 41 lançou mais quatro álbuns no topo das paradas, que raramente se desviaram de sua fórmula original tornando-os respeitáveis com sua ética de trabalho inesgotável. Para a maioria dos viciados, o abuso de substâncias se transforma em uma forma de funcionar em um sistema agitado.

Agora com 35 anos, Whibley luta para conciliar suas obrigações com os rótulos e seus milhões de fãs. Ele diz que deixava as pessoas se aproveitar dele. Juntamente com o trauma emocional residual, que é uma passagem só de ida para a reabilitação. E ainda por cima de tudo isso, a agenda de shows do Sum 41 nunca abrandou. “É um monte de estresse, é um estilo de vida difícil. É difícil ir nesse ritmo sem usar algo para lidar. Eu bebia para me acordar e ter essa falsa energia. Havia um monte de vezes que eu não queria nem beber, mas eu estava tão cansado que shots de Jack eram tudo o que eu poderia fazer para chegar no palco.” Whibley alcançou um ponto crítico depois de uma turnê de três anos em 2011 para Screaming Bloody Murder. “Essa foi a maior turnê que já tinha feito para um álbum, e foi a primeira vez em toda a nossa carreira que eu queria, finalmente, fazer uma pausa. Normalmente, eu começo a escrever um novo álbum de imediato, mas desta vez eu disse foda-se e comecei a escrever e meio que se passou por um ano.”

Seu alcoolismo aumentou quando ele começou a tentar beber para afastar suas ressacas, e eventualmente entrou em colapso em sua casa. “Esse ciclo é realmente difícil de quebrar e isso me levou a este lugar”, diz Whibley. Uma vez admitido no hospital, Whibley foi imediatamente induzido em coma e sedado por uma semana, em parte, de modo que seu corpo poderia lidar com a retirada de substâncias. “Eu acordei uma semana depois e me senti muito bem”, diz ele, até que ele percebeu que ele estava ligado a vários aparelhos “Então eu percebi que eu estava com uma aparência horrível. Os médicos disseram que eu tive sorte de estar vivo e que ainda havia uma chance de que eu poderia morrer.” Ao longo dos próximos meses, surgiram complicações, quando ele começou a recuperação, incluindo hemorragia interna e atrofia muscular. Logo depois, os médicos de Whibley disseram que ele não deveria nunca mais beber. “Mentalmente, eu nem quero beber de novo de qualquer jeito”, diz ele, “Se eu literalmente não tivesse feito isso até a morte, eu poderia sentir como se estivesse faltando alguma coisa, mas eu não estou perdendo nada. Eu definitivamente já tive o suficiente e não é assim tão divertido.” Em março, ele foi visto em Hollywood com sua noiva e juntamente com sua mãe, elas foram suas principais fontes de apoio por tudo isso. Whibley diz que está talhado seu círculo social: “Uma das primeiras decisões que tomei como uma pessoa sóbria era cortar as pessoas que não precisam estar lá.” É uma estratégia de recuperação de como Whibley ajusta à sobriedade, pela primeira vez em sua vida adulta. A última acionista de uma década de 2000 pop-punk dinastia, Whibley planeja continuar seu reinado como o melhor que puder. Sum 41 está gravando faixas para o seu sexto álbum de estúdio este mês, e está planejando uma turnê.

-Na medida em que a recuperação vai, como está se sentindo agora?

D: Eu ainda tenho problemas para andar, porque fiquei no hospital por tanto tempo que tudo simplesmente parou de funcionar, meus músculos, tudo. Eu não conseguia andar então tive que reaprender a andar normalmente. Os médicos falaram que a minha recuperação está sendo muito rápida, mas eu sinto que está muito devagar. Estou morrendo de vontade de entrar no palco. Eu não sei o que fazer comigo mesmo. Eu sinto que estou pronto. Essa é a única coisa que está me mantendo forte, o meu trabalho, toda minha vida são os shows. A música é realmente o único foco que tive desde que sai do hospital; Eu nunca pensei que eu ia morrer e eu olho para trás e penso sobre o quão pior que poderia ter sido. Eu poderia ter tido mais problemas de saúde do que eu tinha, mas meu fígado está muito bem! Ele não estava funcionando antes e qualquer dano poderia acontecer. Para sair de lá vivo, sem uma cirrose ou sem ter que precisar de um transplante, poderia ter sido muito pior.

-Pelo que eu sei, o primeiro e mais importante passo para a recuperação do vício é a aceitação.

D: Sim, isso foi uma grande coisa. Me sinto como um maldito idiota. E, em seguida, aceitar isso, porque não tinha que ter ido por esse caminho. Mas quando você está nele, você não vê como isso é um problema. Mas, então, talvez você começa a ver que não é bom. Havia um monte de pessoas que eram como, “Pfff, eu sabia que ia acontecer”, ou “eu te avisei”. Eu sei que eu sou muito jovem para ter meu fígado fodido. Talvez se eu não tivesse bebido assim por 30 anos, não é? Mas eu sou muito jovem para isso agora.

-Em alguns aspectos, em termos de sua sobriedade, você está feliz que isso aconteceu?

D: Acho que era o momento certo na minha vida para que isso acontecesse. Fico feliz que isso aconteceu agora e não quando eu estivesse com 50 anos, porque o meu corpo não teria sido capaz de lidar com isso. Mas é uma pena que ele teve até mesmo que chegar a esse ponto. No entanto, agora estou me sentindo melhor do que eu já me senti antes. Eu estou saudável. Eu estou na melhor forma da minha vida. Eu sou mais produtivo. Bem, eu sempre fui muito produtivo, mas eu era apenas bom em ser um alcoólatra funcional.

-Em que ponto na sua recuperação você começou a escrever músicas de novo?

D: Eu estava escrevendo mesmo no hospital. Logo de cara, eu estava cantando e escrevendo algumas coisas. Quando os médicos disseram que seria uma longa recuperação para mim, eu estava como, “O que você está falando? Eu preciso fazer um álbum ainda este ano.” E eles disseram que eu não poderia fazer uma turnê por pelo menos um ano, talvez dois, mas eu disse a eles que eu estaria fazendo um álbum e entraria em turnê, e eles riram de mim. Mas aqui estou eu agora, no meio de um registro.

-Você acha que as músicas que você está escrevendo agora refletem o que aconteceu?

D: Mais ou menos, sim. Você não pode passar por algo assim e não tê-lo em seu trabalho, mas eu quero dizer, minha vida sempre sai na minha música. E encontrar maneiras de falar sobre essas coisas, sem ser direto. Tipo, eu estou escrevendo uma canção chamada “Goddamn, I’m Dead Again”. Há uma ou duas músicas sobre isso até agora, mas não vai ser apenas sobre isso. Pergunte a qualquer um que escreve canções, eles vão será pior pessoa que você possa perguntar sobre o que elas significam. Eu diria que 80% do meu dia é para a terapia física. Em seguida, escrevo e gravo.

-Isto é como uma segunda chance para você.

D: Sim é! Há tantas coisas interessantes agora. Tantas coisas são novas para mim. Eu nunca tinha feito nada sóbrio. Eu fui um alcoólatra desde que eu tinha 17 anos e estive em turnê toda a porra do meu tempo, sem nenhuma pausa. Agora há este mundo inteiro lá fora e há coisas que eu estou percebendo que eu nunca fiz. Eu não diria que eu perdi nada, apenas as coisas foram deixadas de lado até este momento da minha vida.

-Você tem receios sobre uma nova turnê?

D: [Longa pausa] Eu tenho alguns medos. Não realmente medo de uma recaída mas eu espero que minhas pernas fiquem bem. Eu só não quero cair. Mas eu não tenho nenhuma ideia, no entanto, realmente. Eu não sei como que vai ser. Eu só vou ter alguma ideia até que eu faça isso, mas pode ser a melhor coisa que eu já fiz. Quer dizer, se eu pudesse estar em turnê agora, estaríamos em turnê. Estamos trabalhando para isso. Se há um palco, eu vou tocar nele.

Deixe um comentário

