Sum 41 é destaque na RollingStone

Dentro do retorno dramático do Sum 41

rolling.jpg

FONTE

Em 2014, quando Deryck Whibley saiu de um coma de três dias no hospital Cedars-Sinai, em L. A, a primeira pessoa que viu foi sua mãe. “Eu sabia que algo estava muito ruim, porque ela vive em Toronto”, disse ele. “Nada realmente fazia sentido, mas eu sabia que algo ruim tinha acontecido por causa da bebida” Ele não sabia o quão ruim estava até recuperar a consciência e seu médico explicar como anos de abuso de álcool havia deixado seus órgãos com várias falhas. “Ele me disse: ‘Você está muito mal'”, diz Whibley. “‘Nós vamos saber nos próximos dias se você vai conseguir sair dessa’.”

Whibley começou a beber desde que tinha 17 anos, mas isso nunca foi um problema para ele quando o Sum 41 pegou a estrada para o seu primeiro álbum All Killer, No Filler. Uma fusão de rimas com estilo Beastie Boys e o pop-punk do Blink-182, eles haviam produzido o single “Fat Lip”, que começou a subir nas paradas, uma vez que apareceu na trilha sonora do filme American Pie 2. Mesmo antes de fazer 21 anos, Whibley encontrou-se em uma devassa viagem sem fim, com seus melhores amigos, muitas vezes tocando mais de 100 shows por ano. “Eu era como, ‘Bem, eu tenho trabalhado tão duro que eu vou me permitir a festejar bastante também, porque esse é o meu alívio'”, diz ele. “Era normal beber todas as noites. Nós tínhamos que beber para entrar no palco. Como poderíamos entrar no palco sem estar bêbados?”

Mas a vida de Whibley começou a tomar um rumo escuro em torno de 2009, quando seu casamento com a estrela pop Avril Lavigne terminou em divórcio. Menos de um ano depois, ele foi brutalmente atacado por um grupo de bandidos em um bar no Japão. “Alguém me reconheceu e pensou que seria divertido me bater e vir pra cima de mim”, diz ele. “Isso fez com que eu tivesse que cancelar os shows por meses e ficar em uma cadeira de rodas com a pior dor. Eu pensava, ‘Bem, eu não quero tornar-se viciado em analgésicos, mas eu percebi que quando eu tomava alguns shots de bebidas eu me sentia muito melhor.’ Eu tive a dor do divórcio e a dor nas costas, então eu aumentei a quantidade de bebidas. Eventualmente, todo o meu corpo iria desabar se eu não tomasse alguns drinks.”

Os três anos seguintes foram um borrão de turnês e festas, que terminou em 15 de abril de 2013, quando ele entrou em colapso em sua cozinha e sua noiva, Ariana Cooper, levou às pressas para o hospital, onde ele foi colocado em coma induzido. Ele acordou com uma dor inimaginável em seu fígado e os rins funcionando precariamente. Ele teve uma hemorragia interna e ficava vomitando sangue. Pior de tudo foi a dor em seus pés causados por danos nos nervos. “Você não podia sequer tocar nos meus pés”, diz ele. “Parecia que eles estavam em chamas. Era como caminhar sobre brasas, não importava onde eu pisava.”

Após um mês de incertezas e agonia sem fim, o corpo de Whibley começou lentamente a se curar e ele foi autorizado a ir para casa por curtos períodos de tempo. Mas, para o primeiro ano, ele era incapaz de ficar de pé por mais de três segundos de cada vez. Ele tentou consolar-se com a música, mas ele tinha esquecido como tocar guitarra. “Todo o meu cérebro parecia ter apagado”, diz ele. “Até mesmo falar era difícil porque minhas habilidades motoras estavam tão fodidas. Quando peguei o violão eu sabia onde meus dedos deveriam ir, mas eu não consegui fazer isso. Era quase como quando eu aprendi a tocar guitarra aos 13 anos.”

A mãe de Whibley ficou ao seu lado durante toda sua recuperação junto de sua esposa Ari Cooper, que tinha suas próprias batalhas com o álcool antes dele entrar em coma, e parou de beber para cuidar da sua saúde. Longe de ser visto com o grupo de pessoas que ele pensava que eram seus melhores amigos. “Estava numa situação tipo Entourage, onde eu tinha sucesso e trazia meus amigos mais próximos de mim”, diz ele. “Eles ficaram comigo durante toda a minha carreira. Um deles até mesmo era membro da minha família. Assim que entrei no hospital, eles se desapareceram. Então eu percebi que eles estavam roubando de mim durante anos. Eu estava como, ‘Foda-se, cara. Eu posso fazer isso sem você.” Foi falado até em entrar com uma ação judicial, mas eu não queria ficar amarrado com essas pessoas para os próximos dois ou três anos por processá-los. Eu queria lavar completamente as mãos deles.”

Levou apenas alguns meses para Whibley reaprender a tocar guitarra. No início de 2015, depois de não aparecer em um palco por mais de dois anos, ele reservou um clube em L.A. para tocar com alguns amigos. “Eu não tinha certeza se eu poderia estar no palco por mais de alguns minutos”, diz ele. “Eu não tinha ideia se eu conseguiria fazer isso depois de três músicas.” Mas o amor da multidão deu-lhe a energia para terminar o show, e motivou-o a começar a trabalhar no próximo álbum do Sum 41. Desde o início ele sabia que o registro seria para contar a história de sua recuperação. “Ele leva o ouvinte a viagem através de todo o processo”, diz ele.

13 Voices começa com uma explosão de três minutos de raiva de seus antigos amigos que abandonaram-o em seu tempo de necessidade. “Você está morto para mim!” ele canta em A Murder of Crows. “It was nice to know you all/Take a look because the writing’s on the wall/You disappeared but I survived.”

De lá, ele vai do colapso inicial com “Goddamn estou Dead Again” para a agonia de sua recuperação com “There Will Be Blood” todo o caminho através de uma epifania sobre a última música, “Twisted By Design”. “Essa música é sobre a aceitação de mim mesmo”, diz ele. “Eu posso ficar sóbrio, mas estou tão fodido como eu sempre fui.”

O novo álbum também marca o retorno do guitarrista Dave Baksh, que deixou a banda em 2006. É também o primeiro disco da banda sem o baterista original Steve Jockz, que não tem falado com Deryck desde o coma. Whibley está entusiasmado com a volta de Dave, mas não está ansioso para falar sobre Steve. “Nós não nos falamos mais”, diz ele. “Não tenho nada de ruim a dizer sobre ele, mas eu nunca perco pessoas que me ajudam. É apenas algo em mim, desde que as pessoas foram me deixando desde antes de eu nascer, como meu pai. Se você não está aqui, você não existe para mim.”

Sum 41 esta em turnê constantemente desde o início do ano, e eles têm datas até o mês de Fevereiro. “Eu costumava me preocupar que não seria tão bom se eu tocasse sóbrio”, diz Whibley. “Eu também ficava preocupado que seria chato se eu não estivesse bêbado, mas eu realmente aprecio mais agora.” Apesar de tudo o que aconteceu, Whibley disse que não tem arrependimentos. “Foi a melhor coisa que já me aconteceu”, diz ele. “Eu estou feliz que eu passei por algo tão difícil, porque me fez uma pessoa melhor. Eu gosto de onde a minha vida está agora, e acho que não seria tão boa sem toda essa merda”.

um comentário

  1. Tem coisas q a gente acha q só acontece com a gente né.
    Até o Sven foi traído por pessoas q ele achava q eram amigos dele, fora q ele mesmo ajudou algumas dessas pessoas com cargos de emprego, e os otários deram as costas pra ele.
    E acho muita falta de consideração do Stevo não procurar o Deryck depois do coma. Ele até podia não estar sabendo da situação ruim q o Sven estava, mas com todas essas notícias na mídia, é impossível não saber pelo oq o Sven passou.
    Tem pessoas q com o tempo mudam com a gente e nunca mais voltam a falar com a gente, mas tem q fazer igual o Sven falou ” Se você não está aqui, você não existe para mim “.

Deixe um comentário

