Deryck: “Vivia minha vida sem regras ou responsabilidades.”

Deryck fala com a imprensa canadense sobre driblar a morte se recuperando do alcoolismo:
Deryck Whibley
Tradução: Gabriel Guilherme
O vocalista do Sum 41, Deryck Whibley, sabia exatamente o que acontecia momentos depois de acordar preso a uma cama de hospital.
 .
Dezessete anos de muita bebedeira e noites selvagens de festas como uma estrela do rock finalmente seu fígado e rins pagaram o preço. Ele tinha certeza de que isso iria acontecer eventualmente. Mas foi nesse momento humilhante, enquanto olhava para sua mãe preocupada – que tinha viajado através do continente, desde a pequena cidade de Ajax, Ontário, até o hospital Cedars-Sinai em Los Angeles – que a gravidade de seu vício realmente o acertou.
 .
“Eu soube instantaneamente quando eu vi o rosto da minha mãe”, recorda o músico de 36 anos. “Ela tinha vindo de Ajax e estava lá em pé frente à mim.” Whibley diz que é quando ele decidiu parar de beber.
 .
A vida tinha ficado fora de controle muito antes do vocalista do Sum 41 acabar no hospital.
Depois de anos como seguidores do movimento pop-punk, a banda estava à beira da destruição. Grandes sucessos como “Fat Lip” e “In Too Deep” deram lugar a extensas turnês e um fluxo constante de lançamentos de álbuns.
 .
Ao sair da turnê do álbum”Screaming Bloody Murder”, que durou cerca de três anos, Whibley disse que estava pronto para cancelar toda a tour no início de 2013. O baterista da banda, Steve Jocz, já havia jogado a toalha. “Nós nos destruímos tanto”, diz ele.
 .
Mas em vez de tomar uma decisão precipitada sobre o futuro da banda, Whibley tomou umas férias nos bares de Los Angeles. Ele festejou e bebeu com amigos e viveu sua vida “sem regras ou responsabilidades”.
 .
Cerca de um ano mais tarde, ele foi colocado no hospital sob sedação por uma semana. Os médicos disseram que se ele tomasse outra bebida ele provavelmente morreria. Com atrofia muscular em ambas as pernas por consequência de ficar de cama por um mês, Whibley estava começando do zero. Suas habilidades motoras estavam fora de controle, ele tinha problemas para falar, e ele não podia tocar guitarra.
 .
“O dano do nervo no fundo dos meus pés foi tão ruim que eu não conseguia ficar de pé ou andar”, diz ele. “Mesmo que nada estivesse tocando meus pés, parecia que eu estava enfiando-os no fogo”.
 .
Determinado a mudar sua condição, Whibley começou uma combinação desgastante de fisioterapia e terapia mental.
 .
Enquanto isso, ele escrevia letras para novas músicas enquanto assistia filmes dos diretores Quentin Tarantino com o volume baixo para a inspiração. O último álbum do Sum 41, “13 Voices”, capta a luta de Whibley para recuperar sua vida. As canções são escritas em ordem cronológica, começando com seus primeiros dias de recuperação e enfrentando os obstáculos pessoais que encontrou ao longo do caminho. A faixa de abertura “A Murder of Crows” aborda alguns dos supostos amigos que o exploraram ou o abandonaram em suas horas mais desesperadas, enquanto o single “War” é uma promessa de soldado através da desesperança.
 .
“Eu estava em um ponto de inflexão”, lembra ele. “Já fazia mais de um ano e eu não estava ficando melhor, apenas senti que era mais fácil voltar a beber, mesmo sabendo que isso provavelmente me mataria”.
 .
Uma vez que ele rabiscou as letras de “War” e leu para si mesmo, ele diz que recuperou a confiança. “So what am I fighting for? / Everything back and more.” Era um lembrete para continuar avançando.
 .
Em vez de ficar em um programa de recuperação de 12 passos, ele pensou que isso só fazia lembrar das partes da vida que ele estava tentando deixar para trás.
 .
“Eu me senti muito melhor quando fiz minhas próprias coisas”, diz ele. Então eu parei de ouvir a todos e me recuperei do meu jeito, realmente. Isso é o que me manteve indo.” Dois anos se passaram antes que Whibley sentisse alguma vitória, diz ele, embora ele saiba fugir da garrafa é uma batalha que provavelmente durará toda a vida. Os fãs do Sum 41 também deram-lhe combustível com cartas de encorajamento que eram mais profundas do que os habituais cartões de “fique bem”.
 .
“Eles enviavam mensagens todos os dias, elas eram realmente sinceras e emocionais”, diz ele. “Isso tornou-se algo para seguir em frente.” Whibley espera retornar com o álbum “13 Voices” acompanhado de uma turnê acompanhada, e criando faixas suficientes para provavelmente preencher outro álbum.
 .
“Eu tinha um monte de outras músicas que eu não sentia bem nesse disco”, diz ele, notando que elas estavam na pegada dos sucessos anteriores de Sum 41. “Eles são um pouco mais pop-punk.”
 .
Whibley também quer ficar com colegas alcoólatras recuperados, mostrando que nem todos se enquadram no estereótipo homens de meia idade com problemas alcoólicos. Ele diz que muitas pessoas em seus 30 anos ou mais jovens enfrentam batalhas semelhantes.
“Eu nunca vou dizer a ninguém o que eles devem ou não devem fazer”, diz ele. “Tudo o que posso dizer é o que aconteceu comigo.”
Deixe um comentário

